Prémio Nacional de
Fotografia Escutista 2011
Apresentação
O Prémio Nacional de Fotografia Escutista, criado no ano de 2011 pelo Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE), tem como finalidade principal promover, através da fotografia, um escutismo de acção focado na sua missão: contribuir para a educação integral de crianças e jovens.
Pretende-se que este prémio tenha uma periodicidade anual, procurando, em cada edição, fotografias que ilustrem o “escutismo positivo” protagonizado pelas crianças e jovens da associação, apoiadas pelos milhares de voluntários que por todo o país dão muito do seu tempo.
Em cada edição será escolhido um tema que, por sua vez, dará origem a todas as categorias em que os participantes poderão submeter as suas fotografias, devendo todas elas explorar ao máximo este enquadramento temático. No final de todo o processo de selecção poderá ser editado um Catálogo com as melhores fotografias da edição anual do Prémio Nacional de Fotografia Escutista.
O Prémio Nacional de Fotografia Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Central do CNE.
Enquadramento temático
Partindo da interpretação do momento peculiar que o Corpo Nacional de Escutas atravessa com a implementação do seu novo Programa Educativo, seria praticamente inevitável que o tema principal desta primeira edição não estivesse ligado a esse facto. Assim sendo, o tema escolhido para a primeira edição do Prémio Nacional de Fotografia Escutista foi “As 7 Maravilhas do Método”.
Para além do tema principal desta edição, este ano, excepcionalmente, e a propósito do Ano Europeu dedicado ao Voluntariado, instituído pela Comissão Europeia, existirá ainda uma categoria dedicada exclusivamente ao conceito do Voluntariado. A fotografia vencedora desta categoria será escolhida pelo público, através de votação online na página de Facebook do Prémio.
Perguntas Frequentes
Quem promove o Prémio Nacional de Fotografia Escutista?
O Prémio Nacional de Fotografia Escutista é uma iniciativa da Junta Central do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português.

Quem pode participar no concurso?
Podem concorrer no prémio todos os associados do Corpo Nacional de Escutas, desde os Lobitos até aos Dirigentes.
Mais informações
Para mais informações ou qualquer esclarecimento de dúvidas poderá utilizar o email do Prémio - info(at)pnfe.cne-escutismo.pt - ou ainda consultar a nossa página de Facebook - www.facebook.com/premionacionaldefotografiaescutista - onde publicamos todas as novidades sobre cada edição.
Referências nos Media
Flor de Lis "Ilustrar o Escutismo"
Flor de Lis "Vencedores do Prémio Nacional de Fotografia Escutista"
Jornal Vilaverdense "Chefe Nacional do Corpo de Escutas visitou escuteiros..."
Correio do Minho "Escuteiros Vila Verde: Agrupamento 418 viveu dia histórico"
Downloads
Regulamento do Concurso
Ficha de inscrição no prémio
Cartaz promocional
Catálogo de Finalistas
Artigos técnicos sobre fotografia escutista (Flor de Lis)
Resultados da votação online na categoria de Voluntariado
Referências da História da Fotografia
Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português
Copyrights 2012 © Todos os direitos reservados