Prémio Nacional de
Fotografia Escutista 2013
Apresentação
O Prémio Nacional de Fotografia Escutista, criado no ano de 2011 pelo Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE), tem como finalidade principal promover, através da fotografia, um escutismo de acção focado na sua missão: contribuir para a educação integral de crianças e jovens.
Pretende-se que este prémio tenha uma periodicidade anual, procurando, em cada edição, fotografias que ilustrem o “escutismo positivo” protagonizado pelas crianças e jovens da associação, apoiadas pelos milhares de voluntários que por todo o país dão muito do seu tempo.
Em cada edição será escolhido um tema que, por sua vez, dará origem a todas as categorias em que os participantes poderão submeter as suas fotografias, devendo todas elas explorar ao máximo este enquadramento temático. No final de todo o processo de selecção poderá ser editado um Catálogo com as melhores fotografias da edição anual do Prémio Nacional de Fotografia Escutista.
O Prémio Nacional de Fotografia Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Central do CNE.
Enquadramento temático
Desde 27 de Maio de 1923 que o CNE é escola de vida para muitas crianças e jo- vens. É um apoio incondicional, uma ajuda permanente para a formação do carácter promovendo uma cidadania activa apoiada nos valores transmitidos pelo escutis- mo. O trabalho em Patrulha, o contacto directo com a natureza nos acampamentos e nos raids, as longas reuniões de preparação no mais salutar dos convívios, são marcas de uma vida recheada de aventuras que nunca mais se vão esquecer. São 90 anos a educar para a vida, mantendo-se actualizado para dar resposta à sociedade actual.

Mas são grandes as mudanças que se operam no CNE. Quer seja ao nível pedagó- gico, quer seja ao nível da formação dos adultos, quer seja na resposta que deve- mos dar à sociedade em que nos inserimos, como podemos retratar o que é para nós este desafio? O tema para este ano é dedicado ao 90o aniversário do CNE. Pretende-se mostrar através de fotografias tiradas em 2013, que cada um transmita o que considera que o escutismo é hoje, sempre com o mote das comemorações na Associação.

90 anos do CNE a Educar para a Vida

pretende mostrar através de fotografias o que fazemos e como o fazemos. Quer seja na tua sede, ou nas actividades em que participas. Leva a tua máquina fotográfica e tira aquele instantâneo que destaca e caracteriza o que o escutismo representa. Atri- bui um nome e descreve em poucas palavras porque é que aquela imagem retracta a opinião que tens sobre o escutismo hoje.
Perguntas Frequentes
Quem promove o Prémio Nacional de Fotografia Escutista?
O Prémio Nacional de Fotografia Escutista é uma iniciativa da Junta Central do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português.

Quem pode participar no concurso?
Podem concorrer ao prémio para além de todos os Associados do Corpo Nacional de Escutas, Pais de escuteiros, Antigos escuteiros e outras Associações Escutistas e Guidistas.

Como devem ser enviadas as fotografias a concurso?
Todos os autores que queiram concorrer ao Prémio Nacional de Fotografia Escutista 2013 deverão enviar as suas imagens compactadas numa pasta zip e utilizando o serviço de upload Wetransfer.

Para que email é que devem ser enviadas as inscrições?
O email a utilizar por todos os participantes para o envio das suas fotografias é o info(at)pnfe.cne-escutismo.pt
Mais informações
Para mais informações ou qualquer esclarecimento de dúvidas poderá utilizar o email do Prémio - info(at)pnfe.cne-escutismo.pt - ou ainda consultar a nossa página de Facebook - www.facebook.com/premionacionaldefotografiaescutista - onde publicamos todas as novidades sobre cada edição.
Downloads
Regulamento do Concurso
Ficha de inscrição no prémio
Cartaz promocional
Instruções de envio de fotografias
Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português
Copyrights 2012 © Todos os direitos reservados